Mulher supera paralisia e escreve quatro livros com a língua

Uma moradora do município de Campos do Goytacazes, no Norte Fluminense, no Rio de Janeiro, conseguiu superar a barreira da paralisia cerebral e realizar o sonho de escrever seus próprios livros. Aos 54 anos, Ana Cris Ferreira já possui quatro livros publicados e mais dois previstos para lançamento ainda em 2015.

Ana Cris já possui quatro livros publicados e deve concluir mais dois ainda em 2015
(Foto: Reprodução/Facebook)

Vivendo atualmente em Niteróio, no Rio de Janeiro, Ana não tem controle completo dos movimentos e sua voz é um pouco distorcida. Assim, ela utiliza um método diferente para escrever seus livros: ela escreve com a língua.

Foram necessários cinco anos de criação e a ajuda de doações para que ela conseguisse publicar sua primeira obra, ainda aos 28 anos. Com o sucesso das vendas, a escritora conseguiu um computador, adaptou o teclado e publicou outras três obras.

“Passei da hora de nascer. Então, faltou oxigênio no meu cérebro. O médico disse que eu não passaria dos 4 anos de idade. A maioria confunde esse tipo de deficiência com a deficiência intelectual, por causa da parte motora”, contou Ana Cris ao G1.

Escritora publicou sua primeira obra ainda aos 28 anos
(Foto: Reprodução/Facebook)

Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, a escritora afirma que utiliza suas obras para quebrar preconceitos e ser porta-voz de outras pessoas que possuem a mesma sequela. “Se nós tivermos oportunidades, sensibilidades e acessibilidades, podemos ter uma vida, na medida do possível, dentro do normal”, esclarece.

Para os próximos projetos, a escritora pretende fazer algo voltado ao público infanto-juvenil e outro ligado à sexualidade da pessoa com deficiência. Ela ainda está pesquisando sobre os temas para, em sequência, começar a escrever as obras.

“Além de escritora, também sou palestrante e desenvolvo o tema ‘Como lidar com seu aluno com paralisia cerebral’. Ministro para professores, diretores e coordenadores de escolas”, informa Ana Cris.

Anúncios

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s