10 incríveis exemplos de fósseis vivos

10-incríveis-exemplos-de-fósseis-vivos-720x320

Quando você pensa sobre fósseis, você provavelmente imagina antigas criaturas há muito tempo mortas cujos ossos e impressões ficaram registrados em pedra. Em suma: muito, muito mortos. Mas, na verdade, alguns fósseis estão muito vivos. Os cientistas se referem a plantas e animais como “fósseis vivos” se a sua aparência e características não mudaram em milhões de anos. Além de ser interessante, estes animais e plantas também nos ajudam a entender a história da evolução, como aconteceu, e como continua acontecendo.

Confira essas criaturas que se mantiveram praticamente as mesmas por dezenas, às vezes centenas de milhões de anos. Alguns deles parecem realmente antigos e estranhos e outros podem ser surpreendentemente familiares.

1. Welwitschia

Se você se deparar com esta pilha de vegetação no deserto de Namib, você provavelmente pensaria que ela está morta. Mas, na verdade, essas plantas com flores estranhas existem desde pelo menos a Era Mesozóica, e uma única planta pode viver por até 2.000 anos.

2. Gingko biloba

Você provavelmente já viu essas folhas bonitas em vários lugares, mas você provavelmente não sabia o quão antigo o gingko realmente é. Com base em registros fósseis, gingkos apareceram pela primeira vez durante o período jurássico, cerca de 270 milhões de anos atrás, e eram exatamente como são agora.

3. Peixe-bruxa

Criaturas pré-históricas são normalmente associadas com feiúra e monstruosidades, e o peixe-bruxa se destaca em ambos. Estas criaturas semelhantes a enguias estranhas têm um crânio, mas sem coluna vertebral, e mantiveram-se inalteradas durante 300 milhões de anos. São longos, carnudos, e cobertos de limo.

4. Salamandras Hellbender

Estas salamandras gigantes têm um registro fóssil que remonta ao período Jurássico Médio, que terminou cerca de 161 milhões de anos atrás. Os pesquisadores descobriram que há pouca diferença entre as versões dessa época e as que vivem hoje. Apesar de atingir até 30 centímetros de comprimento, esta salamandra é totalmente inofensiva.

5. Tubarão-duende

Hoje, em “coisas que você deseja que estivessem extintas,” encontramos o tubarão-duende, que, sim, ainda está nadando em nossas águas. A espécie existe a cerca de 125 milhões de anos e é a mais primitiva da ordem dos Lamniformes. Com base no seu desenvolvimento muscular e esquelético, pensa-se que este tubarão leva um estilo de vida bastante lento.

6. Sapos-roxos

Você acha que algo como isto teria morrido em cinco minutos, mas não. Esta rã em forma de bolha existe há pelo menos 180 milhões anos. Ela passa a maior parte de seu tempo no subsolo, por isso não é muitas vezes vista.

7. Pelicanos

Pelicanos existem há pelo menos 30 milhões de anos. O mais antigo conhecido fóssil de um pelicano conhecido se parece muito com os pelicanos modernos, com bicos completamente desenvolvidos.

8. Pandas vermelhos

O panda vermelho está na Terra há dezenas de milhões de anos, e seus ancestrais eram também os ancestrais comuns de todos os ursos, incluindo o panda gigante, guaxinins, focas e morsas.

9. Musaranho-elefante

Estranhamente, o musaranho elefante, nomeado por causa de seu focinho longo, está realmente relacionado com elefantes. Essas pequenas criaturas curiosas existem desde pelo menos 23 milhões de anos atrás. Outras variações do musaranho elefante vieram e se foram, e hoje existem 19 espécies.

10. Gambás

Estes marsupiais, conhecidos por se fingirem de morto, são mais antigos do que você pensa. Eles já evoluíram para cerca de 103 espécies distintas.

 

*misteriosdomundo.org/

Anúncios

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s