Falha geológica pode provocar grande terromoto e tsunami nos Estados Unidos

Em 1996, um terremoto devastou a cidade de San Francisco

A falha geológica de San Andreas, que corta de norte a sul o Estado americano da Califórnia, é uma das mais estudadas do planeta e também a mais temida dos Estados Unidos. No entanto, o que algumas pessoas não sabem é que,  pouco mais ao norte, em frente à costa noroeste do país, existe outra falha geológica que, segundo os cientistas, em um futuro próximo, poderá provocar um terremoto maior do que o que teve origem na falha de San Andreas em 1906 e devastou a cidade de San Francisco.

Imagens do filme ” Terremoto – A Falha de San Andreas”

A falha submarina de Cascadia que, com mais de 1,1 mil quilômetros, vai desde a Província canadense da Colúmbia Britânica até o norte da Califórnia. Até então, os pesquisadores não tinham conhecimento sobre o perigo que a falha de Cascadia representa. O  perigo foi demonstrado há poucos dias, depois da publicação de um artigo sobre ela na revista The New Yorker.

Segundo os cálculos da Agência Federal para o Gerenciamento de Emergências dos Estados Unidos (FEMA, em sua sigla em inglês) se houver uma ruptura total da falha, o terremoto e o tsunami  vão provocar a morte de mais de 13 mil pessoas. Cidades como Seattle, Olimpia, Portland e Salem serão afetadas com gravidade. Os cientistas afirmam que a maior parte da destruição será provocada pelo tsunami, que alcançará a costa em apenas 20 minutos, afetando uma área em que vivem mais de 70 mil pessoas. E nesta área não existem abrigos verticais para proteger a população das ondas que, segundo os especialistas, devem chegar a vários metros de altura.

Ainda de acordo com os especialistas, a maior parte dos edifícios da região, com uma população de cerca de 7 milhões de pessoas, não foram construídos aguentar um tremor como o que pode ser provocado pela falha Cascadia, e isto inclui muitos prédios onde estão hospitais, escolas, delegacias de polícia e os bombeiros.

Tragédia em ficção

No filme americano ” Terremoto – A Falha de San Andreas”, lançado em maio de 2015 no Brasil, um terremoto atinge a Califórnia e faz com que Ray, interpretado por Dwayne Johnson, um bombeiro especializado em resgates com helicópteros, tenha que percorrer o estado ao lado da ex-esposa  para resgatar a sua filha Blake , que tenta sobreviver em São Francisco com a ajuda de dois jovens irmãos. As imagens de computação gráfica simulam a proporção da tragédia e o alto grau de destruição provocado pelos desastres naturais. As informações são da BBC Brasil.

*iBahia

Anúncios

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s