Projeto esportivo incentiva a formação de futuros atletas em Camaçari

O projeto “Box ao Alcance de Todos” idealizado pelo treinador Valter Santos, residente no bairro Lama Preta, em Camaçari tem atraído crianças de todas as idades para a prática de Box que acontece, literalmente, na Rua Atibaia, situado no mesmo bairro e na casa do treinador, que dispõe de pouco recursos e materiais para treinamento intensivo de crianças entre 6 à 22 anos.

O amor pelo ensino do esporte que é realizado com as crianças de comunidade carente e de maneira voluntária nasceu há 20 anos, no Distrito de Pojuca, onde Valter residia. Há três meses implantou o projeto no bairro, onde reside atualmente, com a finalidade de inserir crianças e adolescente no meio esportivo. “O projeto tem despertado nas crianças e nos jovens a prática e planejamento de um futuro como atleta, desviando qualquer outro foco para a violência e drogas”, ressalta Valter.
Ao todo, 27 crianças participam dos treinamentos diários, que são divididos em aulas de exercícios funcionais, malhação e prática de Box. Durante as aulas as crianças são incentivadas a enfrentar os desafios da vida, a ter responsabilidade, a trabalhar em conjunto, além de respeitar o próximo. “Não resumimos apenas a prática do esporte, como debatemos assuntos que forjam o caráter de um grande atleta, baseado no respeito, humildade e amor”, frisa o treinador Valter.

Diego Tavares, 15 anos reside no bairro e descobriu no esporte a profissão que deseja seguir. “O Box faz parte do meu dia a dia. Estudo pela manhã e no final da tarde me dedico aos treinos, pois futuramente quero seguir essa carreira”, afirma.
Tainá Pereira, que reside no bairro da Gleba H, também está empenhada em se tornar uma atleta. “Eu espero que no futuro, o Box me abra às portas para mostrar o talento que foi lapidado através dessa base que estou tendo hoje, como o treinador Valter”, afirma a adolescente de 15 anos, que em seguida foi indagada por nossa equipe reportagem sobre o presente que gostaria de ganhar hoje. “Gostaria muito dos equipamentos necessários para que todos do grupo possam treinar adequadamente” finaliza.

O pequeno grupo de futuros atletas sofre com a falta de incentivo financeiro. Muitos alunos não têm itens básicos como tênis, meias e roupas adequadas para a prática do esporte. Segundo Valter, tudo que é possível fazer para ajustar a situação é feito pelos pais que são os maiores incentivadores, mas é necessário que a população de Camaçari acredite e abrace o projeto. “O ex-pugilista  Popó conhece o nosso trabalho e tem sido um grande apoiador do projeto, recentemente fez a doação de luvas de Box para a garotada”, afirma o treinador Valter.

Empresários ou interessados em contribuir com a causa social devem entrar em contato com Valter Santos, através dos telefones (71) 3622-4419 ou 9958-3739.

 

*Camaçari Notícias

Anúncios

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s