Aulas práticas beneficiam o processo de aprendizagem

Dino

Aulas em campo são sempre cheias de emoção, o que interfere diretamente no processo de aprendizagem do aluno. Para que esse processo aconteça de forma efetiva é necessário que exista uma motivação e atenção para que a retenção de informação e aprendizagem flua naturalmente.

Estudos comprovam que o cérebro se modifica a partir do contato com o meio em que está inserido, durante toda a vida, e que a formação da memória é mais eficaz quando a nova informação é associada a uma experiência presencial.  Em qualquer disciplina, é fundamental a frequência de aulas práticas no ambiente escolar, para que o aluno relacione o conteúdo com o seu cotidiano.

Segundo Ana Claúdia Assis, vice-diretora do Colégio Decisão Anglo, em Itabuna, as aulas em campo ajudam no desenvolvimento de conceitos. “A aula prática permite que os alunos aprendam a abordar mais objetivamente o seu mundo, desenvolvendo seu processo cognitivo de forma natural; além disso, servem como estratégia para o que o professor construa com seus alunos uma nova visão sobre o mesmo tema”, afirma.

A maneira mais fácil de fazer com que o aluno compreenda o conteúdo trabalhado em sala de aula, é proporcionar uma experiência fora dela. Isso porque, o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que estão à sua volta, o que consequentemente desenvolve um lado questionador e atuante no jovem, para que ele explore suas ideias na construção do próprio conhecimento. “Nós do colégio sempre incentivamos os professores a desenvolverem planos de aulas que sejam diferentes dos habituais. Acreditamos que trabalhos como esse, desenvolvem no aluno uma capacidade de observação, mediação, comunicação, classificação e predição”, finaliza.

Além das aulas práticas que podem ser feitas fora da sala de aula, existem outras maneiras de tornar o aprendizado ainda mais proveitoso. Aulas em laboratórios, uso de computadores, visita a museus e exibição de filmes, são algumas das opções que a escola e os professores possuem, para que o aluno desenvolva um interesse maior pelo aprendizado.

Anúncios

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s