Em 2017, brasileiros só encontrarão gasolina com aditivo nas bombas

gaso

© Fornecido por Sponsored Content Hoje a gasolina do tipo C, conhecida como comum, não tem nenhum aditivo.

Em dois anos, a gasolina comum não estará mais disponível nos postos de gasolina, pelo menos não como é consumida hoje. Uma resolução da Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determina que, a partir de 12 de julho de 2017, todas as gasolinas automotivas comercializadas no país recebam um mínimo de aditivo.

A medida entraria em vigor em janeiro de 2014, quando foi estabelecida a redução do teor de enxofre nos combustíveis, mas foi adiada para 1º de  julho deste ano. No entanto, após a realização de audiências públicas, em junho de 2015, uma nova resolução determinou o novo prazo.

A determinação não exclui a venda de diferentes tipos de gasolina, mas prevê que a gasolina do tipo C, conhecida como comum e que hoje não tem nenhum aditivo, receba detergentes dispersantes. Segundo o gerente técnico do Laboratório de Combustíveis da Universidade Federal de Pernambuco (Lac-UFPE), João Rangel, existem ainda outros tipos de aditivos para combustíveis, com funções diferentes.

Os detergentes dispersantes têm um efeito limpante, diminuindo o acúmulo de resíduos sólidos, o que é uma vantagem importante, segundo Rangel. “Um motor mais limpo tem uma vida útil maior e gera menos poluentes.” Ele explica também que, com menos resíduos, o motor ganha em potência e exige menos cuidados com manutenção.

Rangel acredita que o litro do novo combustível custará alguns centavos a mais, no entanto, defende que, gastando menos com o mecânico, o motorista será beneficiado na relação entre custo e benefício.

A gasolina que hoje é chamada de aditivada continuará sendo comercializada com diferentes aditivos: além dos detergentes dispersantes, obrigatórios em 2017, elas continuarão apresentando outros, como redutores de atrito, por exemplo. O terceiro tipo, que também não deverá sofrer alterações, é a gasolina premium, que apresenta octanagem superior aumentando o desempenho do motor.

 

*msn

Anúncios

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s