Confira 10 profissões técnicas que têm muitas vagas em 2015

Uma pesquisa feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) revelou 10 profissões que possuem um saldo positivo de vagas em um período de demissões. A pesquisa foi feita com base nos dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged). Técnico em monitoramento e suporte de computadores é a ocupação que lidera lista feita pelo Senai, em seguida aparece a vaga para Técnico em desenvolvimento de sistemas.

Conforme o estudo, 10 ocupações técnicas industriais apresentaram saldo positivo entre as demissões e as contratações nos últimos 12 meses, período em que aumentou o desemprego no país. Essas ocupações, que somam cerca de 220 mil empregos em todo o país e, de julho de 2014 a junho de 2015, acumulam um saldo positivo de 3.273 vagas.

Confira as ocupações:
Técnico em monitoramento e suporte de computadores
Técnico em desenvolvimento de sistemas
Mecânicos de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração
Técnicos em produção, conservação e qualidade de alimentos
Técnico do vestuário
Técnico em manutenção e reparação de equipamentos biomédicos
Mecânico de manutenção aeronáutica
Instalador e mantenedor de sistemas eletrônicos e de segurança
Técnicos em fotônica
Técnicos em biologia

O estudo do Senai mostra ainda que o desemprego entre os trabalhadores que fizeram algum curso de formação profissional é inferior à dos que não se qualificaram. Em dezembro de 2014, a taxa de desemprego entre quem tinha formação profissional era de 3,9%, enquanto que entre os que não tinham se qualificado era de 4,5%. Em junho deste ano, era de 6,6% e 7%, respectivamente, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outra característica de destaque é o crescimento da remuneração acima da média: entre as 10 ocupações, sete apresentam crescimento de remuneração superior a média das ocupações técnicas industriais entre 2006 e 2013. A conclusão é que há uma procura no mercado mais intensa por algumas dessas ocupações.

Em seis dessas ocupações, a diferença entre os salários dos profissionais recém-admitidos e dos que foram desligados está abaixo da média do mercado.

 

*iBahia

Anúncios

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s