Produção industrial cai em sete das 14 praças pesquisadas pelo IBGE

A alta da produção industrial baiana em junho foi de 2,2% na comparação com maio

Produção industrial cai em sete das 14 praças pesquisadas pelo IBGE (Foto: EBC)

A produção industrial caiu, de maio para junho deste ano, em sete dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As principais quedas observadas no estudo divulgado ontem foram no Rio Grande do Sul (-2,3%), Região Nordeste (-1,1%), Amazonas (-1,1%) e Santa Catarina (-1%).

Região Nordeste reúne os estados da região menos Bahia, Pernambuco e Ceará. Também registraram recuo na produção São Paulo (-0,8%) – parque industrial mais diversificado do país – Minas Gerais (-0,5%) e Rio de Janeiro (-0,2%). Os sete locais contribuíram para a queda da média nacional (-0,3%).

A produção em Goiás ficou estável e seis estados tiveram alta: Pará (2,9%), Ceará (2,6%), Bahia (2,2%), Pernambuco (1,4%), Espírito Santo (1,1%) e Paraná (0,8%). Segundo dados compilados pela Superintendência de Estudos Socioeconômicos da Bahia (Sei), a alta na produção industrial baiana ocorre depois de dois meses seguidos de queda.

Na comparação com igual mês do ano anterior (junho/14), a indústria baiana apresentou avanço de 4,1%, interrompendo sete meses consecutivos de resultados negativos nesse tipo de comparação. No primeiro semestre de 2015, recuou 8,6%, em comparação ao mesmo período de 2014.

O indicador, no acumulado nos últimos 12 meses, mostrou recuo de 4,7% frente ao mesmo período do ano anterior, queda menos intensa que a observada em maio último (-6,1%).

Nesta base (últimos 12 meses), oito dos doze segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado, com destaque para produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, que registrou queda de 9,3%. Metalurgia caiu 19,2%, Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos teve queda de 53,2%, Produtos alimentícios (-2,5%) e Produtos minerais não metálicos (-7,3%).

*Correio da Bahia

Anúncios

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s