TPM – Como melhorar os sintomas?!

TPM- Tensão Pré Menstrual

TPM – uns conhecem como Temporada Para Matar, Todos Problemas Misturados, Tocou Perguntou Morreu  rs, dentre outros trocadilhos que ouvimos quando o assunto é Tensão Pré Menstrual, rs.

059tpmMas, quem é mulher sabe que não tem nada de mito tratando-se de TPM. Os sintomas apresentados variam de pessoa para pessoa, mas em de maneira geral são: aumento e/ ou vontade de comer doces, sensibilidade nas mamas, variações de humor, insônia, constipação intestinal ou diarreia, irritabilidade, retenção hídrica (inchaço), tristeza…

Nesse período há um desequilíbrio hormonal, e como já é sabido, os hormônios são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. E ai, você deve está se perguntando: Mas o que alimentação tem a ver com isso?! Então eu te respondo: Os hormônios dependem também de nutrientes para um bom funcionamento 😉  Portanto, se evitarmos desequilíbrios nutricionais, poderemos corrigir/evitar desequilíbrios hormonais” 😉

Algumas dicas para melhorar os sintomas da TPM:

Reduzir o excesso de cafeína, pois eles em excesso podem causar irritação, hiperatividade, ansiedade, cansaço e alteração de humor.

Reduzir o consumo de  sal, pois eles aumentam ainda mais a retenção hídrica. Iinclua alimentos diuréticos nas suas refeições (pepino, salsinha, melancia, melão, abacaxi) e beba água 2 litros de líquidos por dia (água, sucos naturais e chás) 😉

Incluir mais fibras na sua dieta (pão integral, granola, linhaça, aveia,) elas irão melhorar a constipação intestinal.

Incluir vegetais verdes escuros em suas refeições, elas são ricas em magnésio, facilitando a circulação sanguínea e atuando como diurético.

A Beterraba é rica em magnésio, que age no bom humor e relaxamento muscular. Por tanto é um alimento ótimo pra você incluir na sua alimentação durante esse período.

Peixes e  frutos do mar são ricos em zinco, importante mineral para síntese de vários hormônios, incluindo os sexuais.

Leite e derivados: O consumo adequado de cálcio ajuda a reduzir a irritabilidade.

A  Linhaça é uma das fontes alimentares de lignanas, um fitoesterol que age com o  estrogênio. Melhorando os sintomas da TPM

Por hoje é isso … Espero que tenham gostado e que as dicas possam ajudar!

 

Até a próxima,gessica

Beijos e Queijos,

Agende sua consulta: 71 3621-1419

Anúncios

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s